Sumario: |
O presente trabalho analisa o romance ‘Ceremony’ da autora Leslie Marmon Silko com o objetivo de investigar as várias histórias que compõem o romance, discutindo suas formas e funções, e como essas histórias contribuem para o desenvolvimento do enredo. O enredo é composto por vários fragmentos em prosa e textos na forma de poesia em meio a eles. Os textos na forma de poesia são em sua maioria narrativas míticas da tradição oral das tribos Laguna e Navajo, e estão intimamente ligados à história de Tayo, o protagonista do romance. Tayo, após retornar da segunda guerra mundial sofrendo de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT), inicia uma jornada com o objetivo de completar uma cerimônia de cura. Durante essa jornada em busca de cura, Tayo tem a chance de enfrentar suas mémorias traumáticas, retomar seu contato com a natureza, avaliar seu relacionamento com sua família e estabelecer seu lugar junto a ela, e lidar com sua condição de liminaridade. Contudo, o processo de cura descrito só é possível devido às histórias que Tayo escuta e às de que ele se lembra. Somente quando ele compreende as ligações entre todas essas histórias é que ele consegue completar sua cerimônia. São essas ligações que eu procuro explicar na minha discussão, levantando questões tais como: a performance de histórias de guerra como forma de lidar com o trauma cultural; a importância da performance para a preservação da herança cultural indígena; e o papel das histórias na formação da identidade. Na minha discussão, eu também avalio a classificação de ‘Ceremony’ como sendo um romance pós-modernista a partir da análise de sua estrutura à luz de teorias pós-modernistas, e examino o hibridismo como tema recorrente no romance |
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