Espacio disidente o territorio construido
Espacio disidente o territorio construido 2...
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Español
2017-07-01
Os graves problemas de ordem social, na América Latina -da intolerância étnico-cultural à precarização trabalhista e à indigência- produzem ‘territórios de exceção’ como locus de vida, paradoxalmente, segmentada e pujante, dos subalternizados pela modernidade/colonialidade do poder. Nesse sentido, objetiva-se fazer apontamentos teórico-metodológicos para a ativação popular do denominado ‘patrimônio-territorial’ situado em territórios de exceção latino-americanos. Adotam-se dois procedimentos analíticos principais: a) o patrimônio-territorial é abordado como resistência, na lógica da divisão social e espacial do trabalho latino-americano; b) a ativação popular do patrimônio-territorial é discutida, metodológica e propositivamente, no viés de níveis, escalas e temporalidades, para elaboração de ‘roteiros patrimoniais utópicos’. Dados recentes da Cepal sobre urbanização, trabalho, pobreza e turismo na América Latina acompanham e justificam a proposta.
Los graves problemas de orden social en América Latina -desde la intolerancia etnocultural hasta la precariedad laboral e indigencia- producen ‘territorios de excepción’ como locus de la vida, paradójicamente, segmentada y pujante, de los subalternizados por la modernidad/colonialidad del poder. En este sentido, el objetivo del artículo es escribir notas teóricas y metodológicas para la activación popular del denominado ‘patrimonio-territorial’ situado en territorios de excepción latinoamericanos. Se adoptaron dos procedimientos analíticos principales: a) el patrimonio territorial se aborda como resistencia, en la lógica de la división social y espacial del trabajo latinoamericano; b) la activación popular del patrimonio-territorial se discute con propuestas metodológicas en términos de niveles, escalas y temporalidades, para la elaboración de ‘itinerarios patrimoniales utópicos’. Datos recientes de la Cepal sobre la urbanización, trabajo, pobreza y turismo en América Latina, acompañan y justifican la propuesta.
Latin America’s serious social problems – from ethno-cultural intolerance to labor precariousness and indigence – produce ‘territories of exception’ as locus of life, segmented and vigorous, of those subalternized by modernity/coloniality of power. Along these lines, the article aims to elaborate theoretical notes and methodologies for the popular activation of ‘territorial heritage’ located in Latin American territories of exception. We adopt two main analytical procedures: a) territorial heritage is approached as resistance, in the logic of social and spatial division of Latin American work; and b) the popular activation of territorial heritage is discussed with methodological proposals in terms of levels, scales and temporalities, for the building of ‘utopic heritage itineraries’. Recent Cepal data on urbanization, work, poverty and tourism in Latin America support and justify the proposal.
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