Repositorio Bibliográfico Biocultural

Somos un mismo pueblo con culturas diversas

Ornitoáugures no povoado de Pedra Branca , Santa Teresinha, Estado da Bahia, Nordeste do Brasil


  • Ana Teresa Galvagne Loss


    Laboratório de Etnobiologia e Etnoecologia, Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia.

  • Eraldo Medeiros Costa-Neto


    Laboratório de Etnobiologia e Etnoecologia, Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia.

  • Fernando Moreira Flores


    Laboratório de Etnobiologia e Etnoecologia, Departamento de Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia.

Resumen

Algumas aves emitem sons melodiosos, os quais, culturalmente, são interpretados de diferentes maneiras. Ornitoáugure define-se como “vocalizações atribuídas ao poder de prenunciar ocorrências naturais e/ou sobrenaturais”. O presente artigo registra os ornitoáugures segundo informações obtidas junto aos moradores do povoado de Pedra Branca, Santa Teresinha/Bahia. Os dados foram coletados de agosto de 2011 a dezembro de 2012 por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com 48 moradores, de ambos os gêneros, que indicaram 19 espécies de aves cujas vocalizações têm diferentes significados: funéreo, funesto, meteórico, societário e ditoso. Aracuã (Ortalis guttata) foi citada como prenúncio de chuva e de seca e a acauã (Herpetotheres cahinnans) foi a mais citada pelos moradores como ornitoáugure funéreo e meteórico, por possuir uma interpretação augural da voz traduzindo-se como adivinhador de morte e, dependendo do galho no qual esteja pousada, indica chuva. Anu-preto (Crotophaga ani) foi considerado agourento por possuir assobio melodioso e por cantar próximo à casa de um doente, anunciando sua morte. Como exemplo de ornitoáugure societário, citam-se o beija-flor (Trochilidae) e o bem-te-vi (Pitangus sulphuratus), porque seus cantos avisam chegada de visitas. O beija-flor, por possuir o comportamento de entrar, “piar” e sair das casas, foi classificado também como ornitoáugure ditoso ou funesto, significando notícias boas ou ruins. Desta forma, observa-se a existência da interação afetiva dos moradores com avifauna local, dentro da perspectiva da transmutação zoossemiótica, onde eles interpretam os sinais emitidos tanto pela vocalização quanto pelo comportamento, e os classificam. Assim, os moradores possuem um conhecimento etnoornitológico significativo que é transmitido ao longo de gerações.

Publicado
2015-11-27

Sección
Artículos en extenso

Excepto si se señala otra cosa, la licencia del item se describe como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International

Creative Commons

Más de este tema...

Entre malocas y ministerios. Un estudio sobre

ResumenEn esta tesis se combinan elementos de la ecolog...

Tuberculos andinos en agroecosistemas tradic

ResumenThis study analyzed the ecosystemic and cultural...

Datos etnobotánicos de Coatlan del Rio, More

Licencia de usoProcedencia del contenidoUniversidadUniv...