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Este artigo contextualiza duas das manifestações folclóricas do ciclo natalino da tradição açoriana num municÃpio de Santa Catarina, denominado Içara, o terno-de- Reis e o boi-de-mamão, numa perspectiva dialógica entre as linguagens verbal e não- verbal (nesta, com ênfase à simbologia constituinte dos rituais) caracterÃsticas destas manifestações populares. Propõe-se a descrever o potencial comunicativo que estas manifestações representam no municÃpio de Içara (SC), selecionado para o presente estudo pela pluralidade de sua constituição étnica: luso-açoriana, italiana, polonesa (as mais evidentes no municÃpio), e também o substrato indÃgena e o africano. Propusemo- nos conduzir a pesquisa através de análises realizadas sob três pontos de vista semióti- cos: (i) o qualitativo-icônico, (ii) o singular-indicativo e (iii) o convencional-simbólico, na tentativa de melhor descrevermos quais são os efeitos que traduzem as simbologias destas manifestações folclóricas no contexto sócio-histórico-cultural de Içara. Para tan- to, parte-se de uma retrospectiva sócio-histórica da constituição e formação destas duas manifestações do ciclo natalino correlacionadas à cultura luso-açoriana, com ênfase à origem do folclore (do sagrado ao profano) que reveste as manifestações desta arte popular. |
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