Sumario: |
A pesquisa faz uma análise a respeito da Produção Cinematográfica dos Ãndios Xavante do estado de Mato Grosso. Buscando entender expressões e visões nas quais os próprios indÃgenas se auto representam em suas produções visuais. O mundo contemporâneo possibilita o acesso a novas tecnologias de forma prática e dinâmica. Desse modo as culturas que por assim chamamos de «minoritárias» estabelecem mecanismos de relações com estes novos processos em benefÃcio próprio e do grupo, exemplo disso é o uso da câmera como um meio de produção de vÃdeos. Os indÃgenas de um modo geral e em particular a etnia Xavante, aos poucos mostram que é possÃvel romper com os paradigmas de inferioridade cultural no qual foram vÃtimas no decorrer da história. Pois, muito do imaginário que perpassa a imagem do Ãndio no cinema é perceptÃvel de uma enorme carga preconceituosa não verossÃmil da realidade, verificamos isso se nos atentarmos diante dos filmes de ficção ou mesmo documentários, que enfocam sociedades indÃgenas que foram produzidos por não Ãndios. O cinema brasileiro, desde o inÃcio, tematizou o Ãndio em suas produções e por muito tempo esses filmes tiveram como referência não o Ãndio real, mas aquele construÃdo pela literatura romântica, marcadamente idealizado. Temos como questionamento principal entender as produções cinematográficas realizadas por cineastas indÃgenas, num olhar diferenciado, intercultural e dinâmico. |
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