Sumario: |
Desde o final dos anos 70, vários livros de autoria indÃgena estão sendo produzidos e publicados no Brasil. A partir de um levantamento inédito destes livros, e também da experiência junto a alguns povos na produção deles, busca-se compreender, ainda que parcialmente, a história dos povos indÃgenas em suas relações com a escrita e com a produção de livros, explicitando o contexto de produção e recepção destas obras. Estes livros também partilham de um trabalho gráfico-textual bastante caracterÃstico, através do qual é possÃvel perceber como as literaturas indÃgenas estão se traduzindo ao registro impresso. Para pensar este processo de tradução, que é a base de todo produto editorial que parte de literaturas orais, o livro indÃgena é abordado em duas dimensões não dicotômicas: uma, que é o texto, a mensagem e a lÃngua em que é transmitido; e outra, que é o livro como objeto fÃsico, seu projeto gráfico: o formato, as cores, os desenhos e outras grafias que compõem a página. Esta abordagem busca perceber elementos que indicam o tratamento que se tem dado ao texto a fim de se manter a oralidade, a historicidade e a cultura no registro impresso |
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